terça-feira, 26 de outubro de 2010

Preconceito ( Psoríase )

Se existe uma coisa que entristece qualquer um um é a discriminação.... o preconceito... isso com relação à qualquer assunto, seja pela sua cor, religião, opção sexual, ou até mesmo por ser portador de alguma doença...




Podemos abservar que atualmente está sendo feita na televisão uma campanha de concientização à respeito de uma doença que ainda é vista como um tabu, uma doença que traz pânico em muitas pessoas que tem medo de adquiri-la. trata-se da Psoríase.



O nome é esquisito, porém não tem motivo para descriminar a pessoa que tem a doença, pois a mesma não é contagiosa! conheço pessoas que tem, e sei como se sentem, tem vergonha de ir à praia ou a piscina por causa disso, além de perder a auto estima se privam de prazeres da vida por se preocupar com o que os outros vão pensar.....



Para ajudar nessa campanha de conciêntização, resolvi buscar algumas informaçoes à respeito do assunto....



Psoríase



O que é?



A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos.



Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.



Manifestações clínicas



Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está comprometida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativa na pele, bem limitadas e de evolução crônica.



A psoríase em placas, em geral, se apresenta com poucas lesões mas, em alguns casos, estas podem ser numerosas e atingir grandes áreas do corpo.



Por serem lesões secas, as escamas da psoríase podem se tornar grossas e esbranquiçada e as localizações mais frequentes são os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco



É comum ocorrerem fases de melhora e de piora. Quando as placas regridem, costumam deixar área de pele mais clara no local afetado.



Outra característica, chamada de fenômeno de Koebner, caracteriza-se pela formação de lesões lineares em áreas de trauma cutâneo, como arranhões. As lesões de psoríase são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido discreto (coceira).



Apresentações menos comuns são a psoríase ungueal, com lesões apenas nas unhas, a psoríase pustulosa, com formação de pústulas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés e a artrite psoriásica que, mais comum nos dedos das mãos, caracteriza-se por inflamação articular que pode causar até a destruição da articulação.



Outra forma de apresentação é a psoríase gutata (foto abaixo), com surgimento eruptivo de pequenas lesões circulares (em gotas), frequentemente associada com infecções de garganta.



O diagnóstico da psoríase é geralmente clínico, mas pode ser confirmado por uma biópsia, que revelará um quadro bem característico.



Tratamento



O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos mais complexos para os casos mais graves.



A resposta ao tratamento também varia muito de um paciente para outro e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o estresse vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento.



Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível se conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.



Espero ter ajudado e antes de criticar ou apontar vamos nos colocar no lugar do próximo



Até a próxima



Lima babalu

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comunidade Buraco do Sapo

Lima Babalu, é recebido com muito entusiasmo e um evento organizado pelo líder comunitário Jony da Farmácia.
Chegando lá, Lima foi bem recebido por todos da comunidade, onde ficou um tempo confraternizando com todos e claro tomando conhecimento dos problemas que envolve a região.
Lima saiu de lá satisfeito, por saber que lá, existe pessoas que o apoiam e admiram seu trabalho....

Parabéns gente e muito obrigado pela recepção













Diz Lima Babalu

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caso " Laura "

Gostaria de fazer um apelo à todos!! À respeito da menina Laura de 10 anos que mora no Paraná...
Ela tem um problema no coracao e já está à 4 meses no hospital ( UTI ) à espera de um novo coração...o seu coração não tem forças para bombear o sangue para os demais órgaos e tecidos, esta sendo medicada diariamente.... os pais até deixaram seus respectivos empregos para se dedicarem totalmente a criança que não quer ficar sozinha seu irmaozinho de 4 anos tb sofre com essa situacão já que sente falta dos pais nesse momento...

Enfim... Laura sabe que vai precisar ser operada,mas não sabe que esta à mercê da sorte a espera de um doador ela precisa de um doador compativel de mais ou menos a mesma idade com mais ou menos o mesmo peso..... Seu tipo de sangue é o O- porém pode ser tb doador O+... Por esse motivo peço encarecidamente que se ponham cada um no lugar dessa familia e caso saibam de alguma familia no qual tenha um ente querido que esta com morte cerebral decretada...que vcs possam ser uma ponte de comunicação com essa familia que aguarda com tanta esperanca um doador!!! Vamos ser a favor Da DOACAO DE ÓRGÃOS... podia ser com a gente...... Um forte abraço á todos!!!
Está passando a matéria diariamente no BO ( Boletim de Ocorrências ) SBT As 19.00 Hrs

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Homenagem aos médicos.....

Lima Babalu parabeniza à todos os médicos nesta data....

SER MÉDICO




Ser Médico...

aliviar sofrimentos

penetrar fundo nos tormentos

da humanidade



Ser Médico...

dar de si profundamente

sentir a dor do doente

compreender a sua sorte

é se doar por inteiro

é romper o nevoeiro

que separa vida e morte



Ser Médico...

uma vida a dar vidas

a mão que cura feridas

a palavra que conforta

o olhar compadecido

ele é sempre o amigo

que ao bater lhe abre a porta



Ser Médico...

é infundir confiança

ao velho, ao jovem, à criança

é ser de Deus o instrumento

dando alívio à dor alheia

tecer fibra a fibra uma teia

seguindo o seu juramento



Ser Médico...

é ter na mão a leveza

agir com delicadeza

é ver em cada criatura

o pai, a mãe, o filho, o parente

para que seu trabalho apresente

o dom verdadeiro da cura



Ser Médico...

é empreender com carinho

conhecer e traçar seu caminho

sem jamais pensar no tédio

comprimidos não resolvem

nem diplomas se devolvem...

é uma paixão sem remédio!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cineblog.....

À todos que querem continuar acompanhando o trabalho do Lima Babalu.... é só acessar....



limababalu1.cineblog.com.br


Um grande abraço

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vereador......

Lima Babalu se prepara agora para as próximas eleições......

Pretende se candidatar para vereador.......

Por isso conta com sua colaboração..... Caso tenham sugestões, críticas, ou até mesmo dúvidas peço para que entrem em contato....
Deixe seu comentário no nosso blog....

Um forte abraço

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Agradecimento

Caros Amigos, Eleitores, Correligionários, Colegas e Colaboradores.




Quero através desta agradecer o apoio de todos!!!!



Não foi desta vez, mas agradeço imensamente todos os que nos ajudaram nessa caminhada.

Obrigado pela força, pelo carinho, pela amizade e pelo voto de cada um de vocês.

Obrigado Amigos, um forte abraço.

O trabalho continua...

Até a próxima se Deus quiser.